Jogo do Prato
(máximo de 10 jogadores)
Público alvo:
Educação infantil ao 1º ano do Ensino
Fundamental 1.
Disciplina: Matemática
Objetivo: Correspondência e
percepção da existência da relação “um a um”, realização de operações com
adição ou subtração.
Como jogar e interagir: A
professora deverá dividir a turma em grupos de no máximo 10 pessoas; Cada
criança receberá um pratinho descartável. Descrição do jogo de acordo com a
operação a ser trabalhada.
Adição: A professora
deverá estabelecer a quantidade de fichas ou tampinhas que serão colocadas no centro da mesa, para serem
disputadas pelos jogadores. Tira a sorte (par ou ímpar/ cara ou coroa) para
iniciar o jogo. O primeiro jogador deve lançar o dado para cima e o número que
sair é a quantidade de tampinhas ou fichas que colocará em seu prato. Quando
acabarem as fichas ou tampinhas cada jogador deverá contar quantas existem em
seu prato. Registrar em tabela. Vence quem ao final das rodadas tiver maior
número de fichas ou tampinhas.
Subtração: A professora deverá
estabelecer a quantidade de fichas ou tampinhas e dividir entre os jogadores,
que deverão colocá-las em seus pratos. Todos os jogadores deverão lançar o dado
e aquele que tirar o maior número inicia
o jogo. O primeiro jogador deverá lançar o dado novamente e o número que sair
no dado, será a quantidade de fichas ou tampinhas a serem tiradas de seu
prato e colocada no pratinho que está no
centro da mesa. Ganha o jogo aquele jogador que esvaziar primeiro o prato.
Obs.: Este jogo é excelente para
desenvolver de forma prazerosa o raciocínio lógico. Poderá ser utilizado pelo
professor (a) para introduzir o conteúdo sobre as operações adição e subtração,
ou para fixar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário